domingo, 28 de março de 2010

O Sistema Echelon de Espionagem Global

Não importa aonde estejas, sorria estás a ser espionado!!!!!!!!!!



O Sistema Echelon de Espionagem Global

O poder do Echelon reside em sua capacidade de decifrar, filtrar, examinar e codificar mensagens interceptadas em categorias seletivas para uma análise mais pormenorizada, foi criado em 1948, durante a Guerra Fria, e vem sendo continuamente aperfeiçoado.

O "Sistema Echelon"  controla tudo através de 120 satélites Vortex, que intercepta todo tipo de comunicações que utilizam instrumentos eletrônicos e digitais (as comunicações telefônicas, o fax e o correio eletrônico) em todo o mundo. A capacidade de interceptação de comunicações privadas e de obter informações políticas, econômicas, tecnológicas e comerciais é de 2.000 milhões de informações por dia. Seus objetivos não são somente políticos, para a segurança do Estado e contra possíveis actividades terroristas e subversivas, más também econômicas na competição no livre mercado internacional. Quando o facto se tornou público, os principais governantes de alguns dos países apontados, evitaram qualquer comentário a respeito, argumentando razões de Segurança de Estado.
Dado o caráter delicado do assunto, os deputados europeus não se inclinam por denunciar nominalmente ao Reino Unido. Enquanto que, os demais Governos não quiseram, até agora, explorar um assunto que poderia pôr em entredito suas relações comerciais transatlânticas. Graham Watson, britânico, presidente da comissão de liberdades do Parlamento Europeu, reconhece que, em troca, a actitude que podem adotar os diferentes grupos políticos é imprevisível. O mesmo admite que os factos “são graves se são corretos”. Suas palavras recordam aquelas pronunciadas em 1988 pelo antigo comissário europeu para assuntos industriais Martín Bangeman, constitui um ataque intolerável contra as liberdades individuais e a segurança dos Estados.
Ao fim da Guerra Fria promoveu-se o entendimento de que o mundo entraria em uma época de paz e que como conseqüência, não teria sentido manter a corrida armamentista nem os sofisticados sistemas de espionagem. Isto, inicialmente, conduziu a pensar que os serviços de espionagens sofreriam cortes orçamentários e perdas de influência; ao contrário, estes serviços passaram a ser utilizados na guerra comercial globalizada. Inclusive, no caso dos Estados Unidos, esta rede se manteve intacta e teve sua área de atuação: a NSA, um dos serviços secretos menos conhecidos, emprega 20.000 pessoas e tem um orçamento de dez bilhões de dólares. (empregam especialistas em encriptação que operam  "supercomputadores" capazes de descodificar todos os tipos de encriptação existentes, num espaço de tempo bastante reduzido... o que possibilita a leitura dos email's e as excutas telefonicas... bem como a espionagem industrial...)
O Parlamento Europeu possui informações detalhadas sobre esta rede de espionagem e da utilização de suas informações para favorecer empresas norte-americanas na guerra comercial. A situação se torna mais delicada ao envolver um país membro da União Européia, o Reino Unido, que possui um papel chave nesta rede de espionagem.
O Centro de Comunicações do Governo (GCHQ) britânico emprega cerca de 15.000 pessoas em missões ofensivas (captação e análise de informações estrangeiras) e defensivas (codificação e proteção das comunicações britânicas). Além de contar com uma dezena de centros no Reino Unido, o GCHQ organizou estações de escuta em Gibraltar, Belize, Chipre, Oman, Turquia e Austrália. A chamada Divisão Z é encarregada especificamente das relações com a agência norte-americana.
A participação do Reino Unido na rede Echelon coloca a maioria de seus sócios europeus em uma situação particularmente incômoda. Londres se situaria em uma posição “ambígua” se, como denunciam seus adversários, a rede Echelon se converteu em uma ferramenta de “espionagem econômica”. Para o especialista em Internet François-Emile Truchet, o Reino Unido pratica a ambivalência de ser um país europeu que espiona seus aliados.
A cumplicidade de Londres com Washington pode abrir um novo conflito no diálogo europeu, sobre tudo se, como pretendem os especialistas, as escutas se dirigem especialmente contra a França e a Itália. Inclusive chegou a falar-se da existência de uma cláusula especial no acordo UK-USA, segundo a qual o sistema de escutas britânico substituiria automaticamente ao estadunidense no caso de que a justiça norte-americana chegasse a proibir a interceptação de comunicações privadas por parte da NSA.


Funcionamento:


O Echelon, através de estações de interceptação posicionadas por todo o mundo, capta todo o tráfego de comunicações via satélite, microondas, celulares e por fibras óticas. Essa informação captada é processada através dos computadores da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, que inclui sofisticados programas de reconhecimento de voz e reconhecimento de caráter ótico, através dos quais é efetuada a pesquisa de palavras ou frases em código, pelo sistema conhecido como Dicionário Echelon, que levam os computadores a assinalarem as mensagens a serem gravadas e transcritas para uma futura análise.

A NSA, com sede no Fort George Meade, localizado nas proximidades de Washington, é a maior empregadora global de matemáticos que compõem as melhores equipes de criadores e decifradores de códigos jamais reunidas. O trabalho dessas equipes é decifrar os códigos de comunicações internas e estrangeiras, enviando as mensagens decodificadas a uma também enorme equipe de hábeis lingüistas para serem analisadas em cerca de cem idiomas.
Sabe-se, todavia, que o Echelon, após a Guerra Fria, passou a ser utilizado para objetivos outros além de sua missão original, como as espionagens política e industrial em alcance mundial.

Eles recrutam os melhores matematicos do mundo para trabalhar na rede... e através de "supercomputadores" conseguem descriptar tudo em um intervalo de tempo bastante reduzido, transformando os diferentes tipos de encriptação ineficaz... ( os sistemas de encriptação só são utéis porque um computador normal na maioria dos casos demoraria anos para descubrir uma chave e desencriptar uma mensagem...) 
 
Inicialmente os locais/paises responsavéis pela monitoração da chamadas eram:

EUA (responsavél pelo mundo todo, exepto nos exemplos abaixo...)
Bamaga/Austrália - ...
Tangimoana/Nova Zelândia,- ...
Menwith/Inglaterra(responsavel pela Europa...)
CANADA (o canada supostamente não estava sob escuta, ou monitorava o seu propio espaço...)
RUSIA (supostamente a russia não estava sob escuta...)
 atol de Diego Garcia, no oceano Índico


A existência do sistema ECHELON já foi confirmada e negada pelos EUA...



PRISM (programa de vigilância) ====> Novo sistema de espionagem GLOBAL

Edward Snowdon ex-agente da cia revelou documentos sigilosos aos jornalistas sobre o programa PRISM (programa de vigilancia global)

PRISM é um programa de vigilância eletrônica altamente secreto mantido pela agência de segurança nacional (NSA) dos Estados Unidos desde 2007.O programa tem como objetivo o monitoramento e a avaliação de mídias eletrônicas, de maneira a possibilitar não apenas a recuperação de informações armazenadas sobre um alvo em específico, mas também a vigilância de comunicações em tempo real. O programa permite a escolha de qualquer cliente das empresas participantes, independentemente de estes serem cidadãos norte-americanos e de estarem ou não nos Estados Unidos. PRISM seria capaz de fornecer à NSA diversos tipos de mídia sobre os alvos escolhidos, como correio eletrônico, conversas por audio e por vídeo, vídeos, fotos, conversações usando voz sobre IP, transferências de arquivos, notificações de login e outros detalhes pertinentes a redes sociais. Ver mais

Sem comentários:

Enviar um comentário